AO VIVO Últimas Notícias
25/04/2024 17h58 | Atualizado em 25/04/2024 17h58

Chuvas em Salvador já superam quase o triplo da média histórica para abril, diz Codesal

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26)

Chuvas em Salvador já superam quase o triplo da média histórica para abril, diz Codesal Foto: Arquivo/Dinaldo dos Santos/Aratu On
Da Redação

Já choveu 740,2 mm em Salvador, segundo a estação pluviométrica de Ondina, usada como referência, duas vezes e meia a média histórica para todo o mês de abril, que é de 284,9 mm. Segundo a Defesa Civil da capital baiana (Codesal), trata-se do maior índice pluviométrico para abril em 30 anos.

Devido aos expressivos acumulados, a Codesal emitiu alerta, na manhã de ontem, quarta-feira (24/4), para a continuidadede chuvas moderadas a fortes, com risco de deslizamento de terra e alagamentos. Nesta quinta (25), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 70% de chuvas moderadas, a qualquer hora do dia.

Diante do iminente risco de deslizamentos de terra devido ao encharcamento do solo pelas chuvas, a Codesal retomou, nesta manhã, o alerta nas sirenes das comunidades do Calabetão, Voluntários da Pátria e Baixa do Cacau.

Conforme estabelecido no protocolo do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC), a Codesal havia acionado as 14 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em áreas de risco prioritárias nos últimos dias 7 e 8 de abril. Essas áreas foram Mamede, Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira 1 e 2, Calabetão, Vila Picasso, Creche, Moscou, Voluntários da Pátria, Vila Sabiá, Baixa do Cacau, Bosque Real e Olaria devido às chuvas intensas que ultrapassaram 150 mm em um período de 72 horas.

No último dia 15 de abril, já havia ocorrido um novo alerta com sirenes, para continuidade do risco de deslizamento nas comunidades de Creche (Castelo Branco), Bosque Real (Sete de Abril) e Moscou (Castelo Branco).

O diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, enfatiza a importância da vigilância contínua, incentivando as pessoas a deixarem suas residências ao menor sinal de perigo, procurando abrigo em locais seguros. Mesmo que a intensidade da chuva diminua, o solo permanece encharcado, aumentando significativamente o risco de deslizamentos.

PREVISÃO DO TEMPO

A previsão para amanhã, sexta-feira (26/4), e de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas a fortes. O cenário atual é passível de nova atualização, amanhã.

Os maiores acumulados de chuvas em 24 horas foram registrados na Massaranduba (87,6mm), Boa Vista de S. Caetano (86,6mm), Capelinha Vila Picasso (79,4mm) e Calabetão (71,2mm).

As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil.

OCORRÊNCIAS

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no site da Codesal.

PLANTÃO

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).