AO VIVO Últimas Notícias
30/11/2019 19h25 | Atualizado em 24/01/2020 06h42

Quase mil famílias afetadas pela chuva em Salvador receberam auxílios da gestão municipal

Quase mil famílias afetadas pela chuva em Salvador receberam auxílios da gestão municipal

Quase mil famílias afetadas pela chuva em Salvador receberam auxílios da gestão municipal Foto: Ilustrativa
Da Redação

Para atender e prestar toda assistência à população afetada pelas chuvas que atingiram Salvador na última terça-feira (26/11), a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) cadastrou até a última sexta-feira (29/11) 1.064 famílias e pagou 965 auxílios emergência, o equivalente a R$ 1.435.140,00. 

A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos, ressaltou o empenho da gestão municipal em minimizar os danos causados pelas chuvas. "Desde terça-feira, nossa equipe vem trabalhando, dando todo o suporte às famílias das áreas de risco. Mesmo após um fenômeno metereológico inesperado, nossa equipe tem pessoas preparadas, que agiram rápido para trabalhar por quem mais precisa.  Sou grata a Deus por todas vidas preservadas. Nessa Secretaria eu me sinto gente, é aqui que meu trabalho faz sentido. Tenho a convicção que a cada dia e a cada hora fora de casa vidas estão sendo cuidadas. O trabalho não para por aqui. Não vamos descansar enquanto toda a situação esteja normalizada", declarou.

Nas 10 áreas de Salvador onde as sirenes foram acionadas, a Sempre efetuou cadastros em: (346) Boiadeiro, (298) Bate Facho, (124) Boa Vista do São Caetano, (76) Jaqueira, (64) Baixinha de Mussurunga, (61) Tancredo Neves e Arenoso, (37) Valéria, (29) Vila Nova Pituaçu, (18) Baixão, (06) Sussuarana e em (05) Pirajá.

A população atingida foi acolhida em escolas municipais, associações, igrejas e assistida pelas equipes da Sempre. À medida que a situação nas áreas de risco foi normalizada, gradativamente, as famílias retornaram para os seus lares e os acolhimentos provisórios foram encerrados na noite de sexta-feira.

As pessoas que não tiveram, ainda, como retornar para suas casas foram relocadas nas unidades de acolhimento da Sempre. Um casal do Calabetão foi encaminhado para a ASPEC Boca do Rio; um homem de Sussuarana para a Uai de Pau da Lima e homem de Tancredo Neves na ASPEC de Pituaçu. 
Além do auxílio-moradia e auxílio-emergência, que estão sendo disponibilizados após vistoria da Defesa Civil, a secretaria disponibilizou para as famílias, ainda, provisões materiais para atendimento imediato de necessidades básicas, como tolhas, cobertores, colchões, cestas básicas, lençóis, e kits de higiene, limpeza e infantil.

LEIA MAIS: Em decorrência de eventos, trânsito é alterado em diversas vias de Salvador neste final de semana

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação