Pane geral: passageiros de voo em Salvador relatam problemas em aeronave e atraso; "consultaram um manual"
Pane geral: passageiros de voo em Salvador relatam problemas em aeronave e atraso; "consultaram um manual"
Por Da redação.
Passageiros de um voo da empresa Latam passaram por situações desconfortáveis no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, na noite do último sábado (23/11). Uma aeronave prevista para decolar rumo à Brasília às 17h pousou às 19h na capital baiana. O atraso inicial de duas horas não foi, porém, o único problema para quem aguardava.
Roberta Góes era uma das passageiras. Ela relatou que somente às 19h40 foi possível entrar no avião. No entanto, quando todos pensavam que a viagem seria iniciada, foram informados que havia uma pane no computador de bordo e seria necessário quinze minutos para solucionar a situação.
"Eles não conseguiam resolver o problema e nós saímos da aeronave por volta das 20h40 e aguardamos no finger por uma solução", disse Roberta, acrescentando que estava com sua filha, uma criança de dois anos, desde às 15h no aeroporto. "Ela havia almoçado e depois eu lhei dei uns biscoitos", contou. Em um vídeo, ela mostra o desconforto que passou, assim como outros pais que tentavam viajar com seus filhos.
De acordo com Roberta, a pane ocorrida em Salvador havia acontecido também em Fortaleza, motivo que gerou o atraso da chegada do voo à capital baiana. Ela lembrou, ainda, que era visível a preocupação dos pilotos dentro da cabine, o que aumentava a insegurança dos passageiros, principalmente porque a companhia insistia em fazer com que a mesma aeronave seguisse para Brasília. "Teve um momento que um técnico chegou a consultar um manual, tentando solucionar o problema", disse.
Mais uma passageira, a advogada Luiza Bessa, relatou ao Aratu On parte do transtorno que passou no Aeroporto Internacional de Salvador. Na companhia da mãe, ela queria chegar à Brasília em tempo de ir ao sepultamento da avó que ocorreria na manhã do domingo (24/11). Luiza informou que ficou muito nervosa quando soube, por meio de uma supervisora da Latam, por volta das 22h, que o voo tinha sido cancelado e somente na terça-feira (26/11) haveria uma disponibilidade para a realização de sua viagem.
"Mesmo contando a minha situação, a supervisora não fez nada para me ajudar", contou. A advogada relatou ainda que constatou, através da internet, que havia uma possibilidade: "pegar um voo para Guarulhos [em São Paulo], às 3h [do domingo], e de lá seguir para a capital federal". Foi dessa forma que a passageira seguiu a viagem, com a colaboração da loja da companhia que fez a transferência das passagens de mãe e filha.
"Chegamos em Brasília às 10h, mas conseguimos participar do enterro, que já estava com o horário alterado para as 15h". Alguns passageiros resolveram cancelar a viagem e, segundo Luiza, perderiam 50% do valor desembolsado. De acordo com Roberta, ela e boa parte das pessoas receberam vouchers de táxi e hospedagem em um hotel de Salvador. "No dia seguinte, conseguimos embarcar às 13h", informou.
Em nota enviada ao Aratu On, a Latam lamentou o ocorrido. A empresa ainda ressaltou que o LA3406 (Salvador - Brasília), que foi reprogramado para o domingo (24), foi operado por outra aeronave.
VEJA NA ÍNTEGRA:
"A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA3060 (Fortaleza-Salvador), de sábado (23) teve a sua decolagem postergada por necessidade de manutenção corretiva. Após a realização de todos os procedimentos de manutenção, testes e inspeção, a aeronave foi liberada e voo prosseguiu viagem às 17h15, em completa segurança.
A companhia informa ainda que, a aeronave em questão também faria o voo LA3406 (Salvador - Brasília) e passou por novos procedimentos de manutenção e segurança na capital baiana. Por esta razão, o voo foi reprogramado para o domingo (24), às 13h.
A LATAM lamenta os transtornos causados e ressalta que ofereceu a assistência necessária para todos os passageiros. Por fim, a empresa reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura. "
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).