O calendário da maratona aquática na Bahia tem início neste domingo (16/2), a partir das 7h. O bairro do Bonfim, em Salvador, recebe a 1ª etapa do Campeonato Baiano da modalidade.

Serão 11 etapas, ao todo, sendo três em Inema, no fim deste ano. Esta primeira leva o nome do nadador Walter José Stanford Jr., que morreu aos 50 anos, em fevereiro de 2019, após passar mal durante uma competição.

No domingo, no Bonfim, além das provas mirim, petiz, rápida, principal e revezamento, haverá uma disputa de exibição entre os nadadores do projeto Escolinha de Esportes, iniciativa da Federação Baiana de Desportos Aquátics (FBDA), junto à Sudesb, que engloba atletas de 7 a 17 anos.

CLASSIFICAÇÃO 

A competição servirá como classificação para a Travessia Baía de Todos-os-Santos (TBTS), que acontece no fim do ano. Haverá uma briga intensa pela conquista das 180 vagas para a prova. Para os nadadores entre infantil e júnior, haverá também outra motivação: em abril, durante a realização da 3ª etapa do Baiano, acontecerá também a seletiva para o Campeonato Mundial Jr. Portanto, as três primeiras baterias do ano servirão também como preparação para eles.

INCLUSÃO

O campeonato, no entanto, não é válido somente para nadadores que visam as principais competições do calendário nacional e mundial. O Baiano tem caráter inclusivo e também recepciona atletas amadores, masters e os iniciantes que têm o intuito de fazer sua primeira travessia a nado. Ao todo, há atletas entre 7 e 85 anos inscritos. 

LEIA MAIS: Fuzuê e Furdunço terão esquema especial de trânsito e transporte; confira

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.