Avião que caiu no Irã pode ter sido atingido por míssil iraniano; "Erro do lado de lá", diz Trump

Avião que caiu no Irã pode ter sido atingido por míssil iraniano; "Erro do lado de lá", diz Trump

Por Da redação.

Avião que caiu no Irã pode ter sido atingido por míssil iraniano; "Erro do lado de lá", diz TrumpAgência Brasil

As investigações sobre a queda do avião na capital do Irã parecem estar chegando a uma conclusão após descobertas feitas nesta quinta-feira (9/11). De acordo uma fonte do jornal Washington Post, as autoridades americanas têm "grande certeza" de que um míssil antiaéreo iraniano que causou o acidente.

Em um discurso feito, hoje, na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse que o avião poderia ter sido derrubado por um engano. “Alguém pode ter cometido um erro do lado de lá. Não o nosso sistema. Não tem nada a ver conosco”, declarou. Depois, o presidente insinuou que poderia ter sido uma falha mecânica.

LEIA MAIS: Passageiros e tripulação morrem em queda de avião na capital do Irã; boeing seguia para a Ucrânia

A fonte do jornal norte-americano, que seria um oficial do governo, disse que as autoridades acreditam que o avião foi atingido por um míssil ar-superfície SA-15, um sistema russo também conhecido como baterias de defesa aérea Tor. Cerca de quatro horas antes do acidente, o Irã lançou mísseis balísticos no Iraque contra alvos dos EUA em retaliação pelo assassinato do major-general iraniano Qasem Soleimani.

Todas as 176 pessoas a bordo morreram no acidente. Ainda de acordo com o jornal, autoridades de inteligência européias também acreditam que o avião foi abatido por engano pelos iranianos. O sistema Tor foi fabricado pela Rússia e exportado para vários países, incluindo o Irã, em 2005. 

LEIA MAIS: Em discurso, Trump diz que Irã deveria agradecer, não jurar EUA de morte

LEIA MAIS: Fotógrafo registra "chifre do diabo" perto do Irã e imagem viraliza; "prenúncio de guerra"

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.