"Um por todos, todos por um". A famosa frase do romance "Os Três Mosqueteiros" também é o lema da seleção brasileira de goalball (modalidade paralímpica para atletas com deficiência visual). O time inteiro raspou a cabeça em apoio ao colega Denis Henrique de Oliveira, de 30 anos, diagnosticado com câncer no sangue no fim do ano passado. A homenagem aconteceu após o encontro de treinamentos da seleção de 2020.

Denis, que atua pelo Sesi-SP, descobriu que tinha o tipo de câncer Linfoma de Hodgkin, que tem origem no sistema linfático, durante a última fase de treinos da seleção. Desde então, os colegas contam que ele só mantinha contato com a equipe por mensagens, porque precisa de isolamento durante a quimioterapia. Depois de rever os colegas no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo, o atleta foi surpreendido. "Nosso esporte é coletivo e levamos isso para além da quadra. Um quer que o outro esteja no lugar mais alto do pódio, então, aqui é um pelo outro", diz o ala do time, Mizael Castro.

"Vi que ele tava passando por um momento bem difícil. Acho que isso é o mínimo que podemos fazer por ele. São gestos dessa forma que às vezes fortalece o momento que ele tá passando", explica o capitão do time, Romário Marques. O fisioterapeuta da seleção, Rafael Loscki, contou que Denis o procurou sentindo dor na cervical. "Achei estranho e já fizemos os exames no mesmo dia. Foi tudo rápido e organizado. Eu e a psicóloga lemos a notícia com ele. Foi difícil, porque é como se ele fosse da família”, lembrou, em depoimento ao site do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)..

Durante a semana de treinos, o grupo gravou um vídeo de apoio a Denis, com mensagens e imagens dos atletas raspando a cabeça. "Acabei de ver o vídeo aqui. Meu Deus do céu, gente. Vocês são demais. Vocês são pessoas. São anjos de Deus na minha vida. Todos vocês, todos. Atletas, comissão técnica. Todo mundo. Tem que agradecer. Meu, que vídeo lindo. Demais gente. Não esperava. Eu amo todos vocês. Obrigado por essa homenagem, obrigado", agradeceu o atleta, emocionado.

LEIA MAIS: Anitta nega romance com Lexa durante férias: "não fico com pessoa casada"

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.