Os passageiros do voo LA3882, da LATAM Airlines Brasil, passaram por minutos de medo e apreensão na tarde do último sábado (20/4). Isto porque, o avião que saiu de Belo Horizonte com destino a Salvador, precisou arremeter quando já estava próximo de pousar no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, para evitar se chocar com outra aeronave que estava na pista.

Uma das passageiras - a advogada Marcela Esteves -, conseguiu registrar o exato momento no qual o piloto do aeronave explica o ocorrido. "Houve a instrução para descontinuarmos nossa aproximação. Já estamos no controle de Salvador, recebendo as novas instruções para o pouso em Salvador. Apenas confirmando, então: devido a aeronave de baixa performance que ocupou a pista de Salvador num tempo maior que o previsto. Eu sinto muito pelo imprevisto e, em poucos minutos, estaremos então pousando em Salvador. Agradeço a compreensão”, diz o comandante utilizando o serviço de voz.

VÍDEO:


Ainda segundo Marcela, o cenário "foi horrível".  A passageira disse que, após a arremetida, o avião levou cerca de 20 minutos para conseguir pousar no aeroporto da capital baiana. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), quando o avião da Latam estava a cerca de 500 metros da pista e pouco mais de 300 metros de altitude, foi orientado a cancelar o pouso e voltar a subir e esperar a pista ficar livre, para então, pousar em segurança.

A FAB informou ainda que "o procedimento ocorreu dentro dos padrões de segurança e das regras de tráfego aéreo e que foi executado sob a supervisão  da Torre de Controle de Salvador".

Por meio de nota, a Latam informou que o piloto "descontinuou o procedimento de aproximação e pouso devido a restrições operacionais na pista do aeroporto de Salvador. A aeronave pousou normalmente e em total segurança no aeroporto da capital baiana às 16h". A companhia ressaltou ainda que "a manobra é um procedimento de segurança comum na aviação, previsto em diversas situações" e que "segue as mais rigorosas normas de segurança da aviação".

LEIA MAISAvianca cancela 217 voos que chegariam e partiriam de Salvador; veja lista

LEIA MAIS: Ministério da Saúde abre hoje segunda fase da vacinação contra gripe