AO VIVO Últimas Notícias
01/12/2021 18h08 | Atualizado em 01/12/2021 18h18

UFBA oferece 150 mil vagas para 2022; intenção é preencher apenas 47% do campus

A estimativa leva em consideração a ocupação em até três turnos, considerando o funcionamento de unidades, bibliotecas e pavilhões.

UFBA oferece 150 mil vagas para 2022; intenção é preencher apenas 47% do campus Foto: divulgação/UFBA
Da Redação

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) anunciou que, para o semestre de 2022.1, dispõe de espaço físico para oferta de até 150 mil vagas presenciais em componentes curriculares no semestre 2022.1, considerando salas, auditórios e laboratórios de informática adequados a parâmetros seguros de distanciamento entre pessoas vacinadas e a medidas protetivas necessárias em face da pandemia da Covid-19. O  dado é resultado de um levantamento da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai) da universidade

A estimativa leva em consideração a ocupação em até três turnos, considerando o funcionamento de unidades, bibliotecas e pavilhões. O relatório aponta a capacidade total de 9.831 postos simultâneos que a instituição federal poderá oferecer em condições seguras, com distanciamento. Esse número corresponde a 45,7% da capacidade pré-pandemia.

Segundo a Ufba, todos os espaços sem condições adequadas de ventilação natural foram descartados, portanto não entram no cálculo da capacidade de vagas a ser ofertada em 2022.1. "Assim, poderão ser ocupados somente 48,3% do total habitual das vagas em salas de aula da Universidade", diz o comunicado.

Os auditórios e laboratórios de informática, por serem espaços com menor possibilidade de ventilação natural, terão sua ocupação ainda mais reduzida: a 31,9% do total de vagas habitual, no caso dos auditórios; e a 38,4%, no caso dos laboratórios.

VAGAS

As 150 mil vagas ofertadas em 2022.1 são quase o mesmo número ofertado em 2019.1, último semestre presencial, quando houveram 154 mil vagas. Se comparado a 2021.1, já no modelo remoto, quando houveram 131 mil vagas preenchidas, as ofertas para esse ano aumentaram. 

A Ufba ressalta que o número é uma estimativa. "Vale lembrar ainda que a atribuição de salas a cada componente curricular só é efetivada após o período de matrículas, que é quando se pode saber concretamente quantos estudantes se matricularam em cada disciplina”, observa a superintendente de Administração Acadêmica, Nancy Vieira.

PARÂMETROS

Para as salas, auditórios e laboratórios considerou-se, para espaços com área de até 60 metros quadrados, um distanciamento mínimo de 1,3 metro para cada lado entre pessoas (ou 80 centímetros entre carteiras). Já em espaços com mais de 60 metros quadrados, distanciamento de 1,2 metro para cada lado entre pessoas (ou 70 centímetros entre carteiras). 

Essas distâncias são superiores à distância de 1 metro entre pessoas, atualmente recomendada pelo Ministério da Saúde, e, de acordo com a Universidade, a razão disso é "o maior tempo de permanência das pessoas nos espaços de ensino, a possibilidade de movimentação entre as pessoas e a necessidade de falar que pode ocorrer em sala de aula". Antes da pandemia, em média, as salas adotavam uma distância de 50 centímetros entre carteiras.

LEIA MAIS: Bruno Reis reacende esperança de carnaval em Salvador; "temos condições de realizar carnaval em 30 dias"

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação