AO VIVO Últimas Notícias
13/10/2021 18h37 | Atualizado em 13/10/2021 18h59

Pesquisadora encontra vírus capaz de provocar nova pandemia muito mais letal que a de Covid-19

Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça e problemas respiratórios, mas o quadro pode evoluir para inchaço do cérebro e deixar o paciente em coma ou levar à morte.

Pesquisadora encontra vírus capaz de provocar nova pandemia muito mais letal que a de Covid-19 Foto: reprodução/Prefeitura de Jundiaí
Da Redação

Um vírus chamado Nipah, transmitido por meio do contato direto com fluidos ou excrementos de morcegos infectados ou através do contato pessoa-pessoa pode causar uma nova pandemia. A descoberta foi divulgada pela pesquisadora responsável por cirar a vacina da Oxford/Astrazêneca, Sarah Gilbert. 

De acordo com o Metrópoles, a cientista informou em um evento no Reino Unido que o vírus tem mortalidade de cerca de 50%. Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça e problemas respiratórios, mas o quadro pode evoluir para inchaço do cérebro e deixar o paciente em coma ou levar à morte. O ser humano se contamina pelo contato com porcos ou frutas infectadas com urina e fezes de morcegos.

Segundo a cientista, caso o Nipah evolua o suficiente para se disseminar com maior eficiência, ele pode causar uma nova pandemia muito mais letal do que a da Covid-19. Antes dos primeiros casos de Covid-19, Gilbert já trabalhava com o desenvolvimento de imunizantes para o Nipah, mas precisou parar para dar preferência ao Sars-CoV-2. Até o momento, não há nenhuma vacina contra o vírus.

De acordo com a estudiosa, o imunizante ainda está longe de ficar pronto. “Aprendemos que em uma pandemia podemos fazer tudo mais rápido e melhor, e queremos aplicar essas lições, mas precisamos de financiamento. Temos que ter estoques de vacinas contra os patógenos que já conhecemos. Imagine se tivermos, de repente, um grande surto de Nipah que se espalhe ao redor do mundo?”, questiona a cientista. 

LEIA MAIS: Atenção! Paredões estão proibidos na Bahia, decide Rui Costa após chacina com seis mortos

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação